A prática de mindfulness pode ser uma poderosa aliada no bem-estar emocional das crianças. Através de atividades simples e divertidas, é possível ajudá-las a desenvolver a atenção, tranquilidade e autorregulação no seu dia a dia. Com pequenos gestos, os adultos podem ajudar as crianças a cultivar momentos de calma e presença, para introduzir o mindfulness na rotina das crianças de forma leve, positiva e eficaz.
Como introduzir a prática de Mindfulness na vida das crianças?
1. Exercício de Respiração Consciente
Este é um excelente exercício introdutório de mindfulness para crianças.
Escolha um brinquedo da criança (ex. peluche, boneco ou carrinho) e peça que o coloque sobre a barriga. Em seguida, instrua-a a respirar lentamente.
Explique que o brinquedo se irá mover com o ritmo da sua respiração, subindo e descendo suavemente. Incentive a criança a prestar atenção a esse movimento rítmico: subir e descer, subir e descer, tranquilamente.
2. Momento de Gratidão
Reserve um momento ao final do dia para que a criança compartilhe 5 coisas pelas quais se sente grata (ex. Refeição, momentos em família, amigos da escola).
3. Exercício dos sentidos
Este exercício estimula as crianças a conectarem-se ao momento presente através dos seus sentidos.
Peça à criança que se sente confortavelmente num lugar tranquilo.
Oriente-a a identificar:
o Cinco coisas que conseguem ver;
o Quatro coisas que conseguem tocar;
o Três sons que conseguem ouvir;
o Dois cheiros que conseguem sentir;
o Um sabor que conseguem perceber.
4. A Caixa da Calma
A Caixa da Calma é uma ferramenta eficaz e prática, projetada para apoiar as crianças no desenvolvimento de competências de auto-regulação emocional. Este recurso é especialmente útil em momentos em que as crianças se sentem ansiosas ou agitadas, ajudando-as a gerirem as suas emoções e a relaxarem.
Incentive a criança a fazer uma seleção de materiais (ex. plasticina; bola anti-stress; peluche macio; mandalas; bolas de sabão) que gostava de colocar na sua caixa da calma, explorando com ela como utilizar cada um destes objetos de forma segura e tranquilizante.
Dicas para Pais na introdução das crianças ao mindfulness
1. Seja o Exemplo: As crianças aprendem pelo exemplo. Pratique mindfulness com a criança e demonstre calma perante situações desafiadoras.
2. Seja Paciente: Nem todas as crianças vão abraçar o mindfulness imediatamente. Permita que a criança explore a prática no seu próprio ritmo.
3. Integre esta prática na rotina: Encontre momentos do dia em que o mindfulness possa ser inserido de forma natural, como antes de dormir ou antes de começar os trabalhos de casa.
Autores

Ana Gois
Psicóloga Clínica