Programa de Educação Parental: Mais Família Mais jovem, para líderes de Grupos de Pais dos 10 aos 17 anos

O Programa Mais Família-Mais Jovem da autoria de Maria Filomena Gaspar, foi construido a partir de dois programas baseados em evidência: o Programa Anos Incríveis Básico e o Programa Parenting Wisely, na sua versão grupal. O objetivo foi elaborar uma intervenção grupal culturalmente adaptada a pais portugueses e que se fundamentasse em programas baseados em evidência.
A estrutura, duração e número das sessões foi mantida igual ao programa Anos Incríveis – Básico, ou seja, 12 sessões semanais, sendo também dinamizadas por dois facilitadores com formação específica no programa.
A sua filosofia de base é sistémica, valorizando o contributo dos pais, do próprio jovem e da sociedade (com todas as suas estruturas formais, redes informais e contexto socio histórico-cultural) na trajetória de vida das crianças e adolescentes.

Objectivos

– Formar diferentes profissionais que trabalham com famílias de jovens no programa de Educação Parental Mais Família-Mais Jovem;
– Desenvolver competências ao nível da divulgação, implementação e avaliação deste programa, destinado a grupos de pais de crianças/jovens entre os 10 e os 18 anos.

Conteúdos Programáticos

Sessão 1
– O Programa Mais Família-Mais Jovem: breve contextualização do programa e desenvolvimento das sessões 1 a 3;

Sessão 2
– O Programa Mais Família-Mais Jovem: desenvolvimento das sessões 4 a 9;

Sessão 3
– O Programa Mais Família-Mais Jovem: desenvolvimento das sessões 10 a 12;
– Considerações finais: divulgação e avaliação do Programa Mais Família- Mais Jovem com grupos de pais;
– Visionamento de partes de uma sessão filmada com pais em grupo e discussão das metodologias usadas.

– Este programa organiza-se em torno de situações problemáticas que desafiam as estratégias educativas parentais: “estudar”; “ajudar nas tarefas em casa” “saídas à noite”, “conflitos com a madrasta/padrasto”, “conflitos entre irmãos”, “melhorar o aproveitamento escolar” “amigos que são uma má influência”, “aumentar a obediência aos pais”, “falar educadamente com os pais”.

– As sessões desenvolvem-se em torno das seguintes temáticas: “atenção positiva”, “elogios”, “recompensas concretas”, “ignorar”, “regras claras e limites”, “consequências para o mau comportamento”, “escuta ativa e mensagens eu” e da resolução dos seguintes problemas: “estudar”; “ajudar nas tarefas em casa”, “saídas à noite”, “conflitos com a madrasta/padrasto”, “conflitos entre irmãos”, “melhorar o aproveitamento escolar”, “amigos que são uma má influência”, “aumentar a obediência aos pais”, “falar educadamente com os pais”.

Metodologia

-Abordagem teórico-prática. Método ativo e experiêncial. Visionamento de vídeos, trabalho em pequeno grupo, role-plays, análise e debate de situações. Treino de competências e de estratégias.

-Materiais: A formação inclui Manual de Aplicação do Programa com o protocolo das 12 sessões. O DVD que acompanha o programa pode ser adquirido em www.psiquilibrios.com

-Condições especiais de pagamento: Pagamento faseado em 2 prestações

– Curso em parceria com a Associação Pais como Nós (paiscomonos@gmail.com)

Horário

- dia 3 de outubro: 14h-19h (5h)
- dia 4 de outubro: 10h-13h; 14h-18h (7h)
- dia 5 de outubro: 9h-12.30h; 13.30h-16h (6h)

3, 4 e 5 de Outubro

Formadores

Andreia Azevedo

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia, Especializada em Intervenção Parental.

Tatiana Carvalho Homem

Psicóloga Clínica. Doutorada em Psicologia Clinica. Supervisora e Líder Certificada no Programa Anos Incríveis para Pais.