Grupo de Pais Online - Inspira, Expira e Não "Pira": Estratégias para lidar com os antigos, os atuais e os futuros desafios da parentalidade!

De Maio 2020 a Julho 2020, Online, na sua casa!

Se é pai/mãe, cuidador/cuidadora, avó/avô de uma criança entre os 3 e os 10 anos de idade, convidamo-lo/a a estar connosco, todas as segundas-feiras entre as 21h30 e as 23h. Vamos estar juntos ao longo de 10 semanas para partilhas e reflexões conjuntas, para experimentar e praticar novas ideias. Este será também um tempo para cuidar de si, ouvir as suas necessidades definir os seus limites, dar e receber suporte.

Numa altura de confinamento social, em que muitos de nós estamos em casa a 100% com múltiplos papéis em simultâneo (pais, educadores, professores, cozinheiros,…) ou, continuamos a trabalhar fora, mais horas do que o habitual e com muitos receios de trazer o vírus para casa, os desafios à parentalidade acentuam-se e põem-nos à prova!

Emoções à flor da pele, medos, risos e lágrimas, birras, choro, reorganização de rotinas, saudades dos amigos. “Tu não és meu professor”, “mãe o que é que faço agora?”, “porque é que tenho de ajudar?”, “o pai disse que eu podia”, “isso é injusto”, “não sou eu é o meu irmão”, “tu já não percebes nada de matemática”, “agora é outro tempo”, “já posso ir ao tablet?”, “só mais 5 minutos, o jogo está quase a acabar”, “quando é que vamos comer?”, “porque é que tenho de ir já para a cama?”… são uma pequena amostra da montanha russa diária em que vivemos! Daí o nosso mote: Inspira, expira e “não pira”!

Objectivos

Sim, agora que já todos aceitámos o recolhimento social, que estamos a fazer o nosso melhor para estarmos seguros e o mais possível em casa, está mais do que na hora de cuidarmos de nós, da nossa parentalidade, potenciarmos as oportunidades que este momento de confinamento nos traz (que podem ser muitas!). Aproveitarmos este momento, ter suporte, partilhar estratégias, ideias é ao mesmo tempo uma estratégia preventiva, para que no futuro, depois disto passar possamos continuar com saúde mental, uma relação pais-filhos reforçada e filhos/pais mais empoderados, com mais resiliência para lidar com desafios emocionais e sociais.

Este grupo de pais online é inspirado no Programa para Pais Anos Incríveis, desenvolvido nos EUA por Carolyn Webster-Stratton, como forma de prevenção/intervenção. Este programa têm-se mostrado eficaz para ajudar os pais a lidar com os desafios típicos destas faixas etárias (3 aos 8 anos de idade) e aborda tópicos como ajustar rotinas, promover maior colaboração dos filhos, lidar com brigas entre irmãos, lidar com birras.

Conteúdos Programáticos

Sessão 1: Para onde quero ir?! A relação pais-filhos, o melhor anti-stresse natural! Brincar: Seguir a brincadeira da criança e promover relações positivas, reforçar a conexão

 

Sessão 2: Brincar, Brincar e ao Brincar desenvolvo-me, cresço e aprendo! Treino académico e de persistência, treino emocional e social

 

Sessão 3: Fazer surgir o que de melhor o meu filho tem!  A arte do elogio e do incentivo eficaz

 

Sessão 4: Motivar e acompanhar, passo a passo! Recompensas concretas e planeadas

 

Sessão 5: Arrumar “a casa”: os alicerces da segurança, previsibilidade e confiança. A importância das regras e das rotinas

 

Sessão 6: A escutar e a ouvir é que nós nos entendemos! Comunicação eficaz: escuta ativa, mensagens eu, ordens claras e eficazes

 

Sessão 7: Inspira e expira: O meu filho não se sabe acalmar!  Estratégias de autorregulaçãopara os filhos

 

Sessão 8: Inspiro e expiro: Eu não me sei acalmar! Estratégias de autorregulação para os pais

 

Sessão 9: Páro e penso … o que faço? Consequências lógicas

 

Sessão 10: Pais “Mágicos” e super-homens VS Pais pró-ativos e solucionadores de problemas!  Continuar a resolver problemas e a planear o futuro

 

 

Metodologia

  • O programa será implementado ao longo de 10 sessões, em modo de videoconferência em grupo (número restrito de participantes), com a duração de 1h e 30 minutos.Segunda-feiras, semanalmente, das 21h30 às 22h30 (sugere-se que a ligação seja feita 10 minutos antes da sessão iniciar).
  • Metodologia experiencial: visionamento de vídeos, discussão em pequeno e grande grupo, chuva de ideias, prática de novas estratégias.  Desafio semanal, recomendação de leituras e preenchimento de registos, de forma a refletirmos sobre as atitudes, comportamentos e intenções dos pais -filhos.
  • Facilitadoras: Andreia Fernandes Azevedo, Psicóloga e mãe da Alice; Tatiana C. Homem, Psicóloga, mãe da Rita, Francisco e Filipe

Condições de Pagamento

– 200 € (inscrição por família: 1 ou 2 pessoas). Este pagamento pode ser  faseado em 2 prestações (abril e maio).
– Após a sua inscrição e envio de comprovativo de pagamento, será efetuado contacto telefónico com a família por uma das facilitadoras do Grupo, para recolha breve de alguns dados e envio de consentimento informado, que deve ser assinado e devolvido antes do início do grupo.

Horário

21h30 - 23h

Segunda-feira (2 dias à quarta-feira)

Formadores

Andreia Azevedo

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia, Especializada em Intervenção Parental.

Tatiana Carvalho Homem

Psicóloga Clínica. Doutorada em Psicologia Clinica. Supervisora e Líder Certificada no Programa Anos Incríveis para Pais.