Grupo de Pais com o Programa Mais Família Mais Jovem (10 aos 17 anos)

O Programa Mais Família-Mais Jovem da autoria de Maria Filomena Gaspar (Psicóloga e Professora Universitária), foi construido a partir de dois programas baseados em evidência: o Programa Anos Incríveis Básico e o Programa Parenting Wisely, na sua versão grupal. Visa dar resposta a famílias de adolescentes, que como todas as outras, vivem desafios normativos e querem refletir na sua parentalidade, de forma a constituirem-se como um porto seguro, feliz e promotor de resiliência para os seus filhos.

Serão realizadas 12 sessões semanais e uma sessão de seguimento 3 meses após a última sessão. As sessões são dinamizadas por dois facilitadores com formação específica no programa.

Objectivos

Os principais objetivos do programa são: fortalecer relações saudáveis e positivas entre pais-filhos;  incentivar estilos parentais positivos; encorajar a imposição de limites efetivos e a definição de regras claras; promover o uso de estratégias disciplinares não violentas e potenciar a comunicação saudável na família.

Conteúdos Programáticos

As sessões desenvolvem-se em torno das seguintes temáticas: “relação e atenção positiva”, “elogios descritivos e específicos”, “recompensas concretas e motivação para a mudança”, “ignorar para sair da espiral negativa”, “regras, rotinas claras e limites assertivos”, “consequências e perda de privilégios”, “escuta ativa e mensagens eu” e da resolução de problemas/reflexão das seguintes situações comuns nesta faixa etária: “estudar”; “ajudar nas tarefas em casa”, “saídas à noite”, “tempo de écrans”,“conflitos com a madrasta/padrasto”, “conflitos entre irmãos”, “melhorar o aproveitamento escolar”, “amigos que são uma má influência”, “aumentar a obediência aos pais”, “falar educadamente com os pais”.

Metodologia

 

  • 12 sessões semanais, de 2h (segunda-feira das 19h às 21h)
  • Sessões lideradas por duas facilitadoras
  • Visionamento de vídeos de interações entre pais e filhos; trabalho em pequeno grupo; partilha de dificuldades e de estratégias que podem funcionar; reflexão em grande grupo; dramatização de estratégias efetivas; definição de planos de ação; materiais para leitura e tarefas para casa.

 

  • Condições especiais de pagamento: Pagamento por família 250 euros (prestação única); 270 euros pagamento faseado em 2 prestações.

 

Horário

19h-21h

segunda-feira

Formadores

Andreia Azevedo

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia, Especializada em Intervenção Parental.

Tatiana Carvalho Homem

Psicóloga Clínica. Doutorada em Psicologia Clinica. Supervisora e Líder Certificada no Programa Anos Incríveis para Pais.