Créditos

A 3ª Geração de Psicoterapias de Terapias Comportamentais compreendem um grupo de intervenções heterogéneo, incluindo temas como metacognição, fusão cognitiva, aceitação, valores, emoções, relação terapêutica, dialética, mindfulness e espiritualidade. O alvo terapêutico, mais do que a redução de sintomas, consiste no desenvolvimento de competências que visam aumentar a qualidade de vida e a quantidade de atividades valorizadas.

A eficácia destas abordagens tem sido amplamente demonstrada numa série de perturbações clínicas em adultos. Nas crianças e adolescentes, as terapias baseadas na aceitação, mindfulness e compaixão são também um campo emergente, embora apresentem ainda um menor investimento.

Não obstante, vários estudos apontam já para a sua importância e eficácia clínica na psicoterapia com crianças e adolescentes. Por este motivo, a importância da formação de técnicos que trabalham com esta população é um objetivo premente, visando aumentar a eficácia dos programas de intervenção em diferentes quadros clínicos.

Objectivos

Considerando o vasto leque de terapias que actualmente se consideram de 3ª Geração, e a necessidade de utilizar modelos recentes e eficazes à psicoterapia com crianças e adolescentes, o presente curso tem como objectivos:

— Abordar os modelos e terapias de 3ª geração mais frequentemente utilizadas e investigados nesta área
— Dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos, dentro das temáticas abordadas, aplicados a crianças e adolescentes
— Desenvolver competências terapêuticas práticas de formulação de caso e intervenção terapêutica com crianças e adolescentes
— Fazer a ponte entre Terapias de 1ª e 2ª Geração com Terapias de 3ª Geração, usando ambas numa abordagem terapêutica mais poderosa

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 — 31,5 horas
– Terapias de Terceira Geração e Mindfulness em Crianças e Adolescentes

27 de fevereiro; 6 e 20 de março; 10 de abril; 8 de maio

Módulo 2 — 21 horas
– Terapia da Aceitação e Compromisso em Crianças e Adolescentes (ACT)

22, 29 e 30 de maio

Módulo 3 – 14 horas
– Terapia Focada na Compaixão e Adolescentes (TFC)

18 e 19 de junho

Módulo 4 – 7 horas
– Intervenção no auto-dano não suicidário em Adolescentes

10 de julho

Módulo 5 — 7 horas

– Perturbações alimentares na adolescência: A abordagem das Terapias de Terceira Geração

11 de julho

Workshop Prático Intensivo de Mindfulness e com exemplos de Práticas de Meditação Mindfulness com Jovens  – 8 horas

18 de julho

Supervisão e Discussão de Casos Clínicos – 4 horas

  16 de outubro

Nota:
– Durante todo o curso será feita a ligação entre a Terapia Cognitivo-Comportamental e as Terapias de Terceira Geração para uma melhor integração da informação.

Metodologia

  • Metodologia teórico-prática, exercícios experienciais em grande grupo, discussão e trabalho em pequenos grupos, discussão de casos clínicos
  • Neste contexto de exceção, o curso será ministrado via online. Para isso será importante: ter acesso à internet, PC, capacidade de estar ligado à plataforma zoom, usar phones, um lugar onde possa fazer o curso que seja tranquilo. Daremos todo o suporte necessário para se ambientar à plataforma, muito simples e intuitiva.

Preços e formas de pagamento

—Possibilidade de pagamento em 5 prestações de 169 euros, sem agravamento do preço.

– Em caso de desistência da formação com antecedência superior a 15 dias da data de realização do curso, será efectuado o reembolso de 50% do valor pago pelo formando. Qualquer desistência efectuada num prazo inferior a 15 dias não dará direito a qualquer reembolso.

— Aconselhamos os interessados na formação, a efectuar as suas inscrições e pagamentos até duas semanas antes da formação. Uma semana antes da data de realização do Curso se não reunirmos um número mínimo de participantes, a formação será cancelada e a totalidade do valor da inscrição paga pelos formandos inscritos será devolvida na totalidade.

— Os formandos podem efectuar o pagamento, quer por transferência bancária (devidamente identificada), quer por cheque à ordem do Psikontacto até ao dia 8 de cada mês.

Horário

Laboral e Pós-laboral

h27 fevereiro (sábado: 3,5h) 9h30-13h
6 e 20 de março (sábado: 7h) 9h30-13h; 14h30-18h
10 de abril (sábado: 7h) 9h30-13h; 14h30-18h
8 e 29 maio (sábado: 7h) 9h30-13h; 14h30-18h
22 maio (sábado: 7h)9h30-13h; 14h30-18h
30 maio (domingo: 7h)9h30-13h; 14h30-18h
18 junho (sexta: 7h) 18h-21h30
19 junho (sábado: 7h)9h30-13h; 14h30-18h
10, 11de julho e 18 de julho 9h30-13h; 14h30-18h
16 outubro (sábado: 4h)

Formadores

Maria do Céu Salvador

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia e Professora Auxiliar na FPCEUC

Paula Castilho

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia, Professora Auxiliar na FPCEUC; Professora de MBSR em formação no Mindfulness Based Professional Training Institute (University of California- San Diego)

Daniel Rijo (Conferencista ProBono)

Doutorado em Psicologia, Professor Auxiliar na FPCEUC

Andreia Azevedo

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia, Especializada em Intervenção Parental.

Tatiana Carvalho Homem

Psicóloga Clínica. Doutorada em Psicologia Clinica. Supervisora e Líder Certificada no Programa Anos Incríveis para Pais.

Luís Marques

Psicólogo, especializado em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental.

Cristina Quadros

Psicóloga pela FPCEUC, Especialista em Psicologia da Educação. Professora de MBSR pelo Mindfulness-Based Professional Training Institute Universidade de San Diego. Coautora do Modelo Mindserena. Praticante de meditação desde 2014.

João Palma

Formador Certificado (UK, 2008) de Mindfulness; Praticante de meditação desde 2004.