Implicações da Disfunção de Integração Sensorial nas Perturbações do Espetro do Autismo

Estima-se que 80 a 96% das crianças diagnosticadas com Perturbação do Espectro do Autismo apresentem problemas no processamento da informação sensorial.

Estes traduzem-se em dificuldades na gestão de estímulos visuais, auditivos, e de movimento, mas podem também manifestar-se sobre a forma de descoordenação motora, incapacidade para gerar novas ideias, recusa em colaborar com planos inesperados e disfuncionalidade num mundo em constante mudança.

Perceber os domínios sensoriais que muitas vezes afetam a participação das crianças com autismo nas suas atividades diárias, permite-nos estar mais alerta para o problema, mas também (e principalmente) ser capazes de efetuar as mudanças necessárias - em nós mesmos e no meio ambiente - para que as crianças com autismo possam ter uma melhor participação e melhor desempenho.

Nesta formação abordaremos o impacto das disfunções sensoriais nas principais e atividades da infância e abordaremos estratégias para minimizar o impacto dos problemas de integração sensorial nas principais ocupações da criança com autismo.

Objectivos Gerais e Específicos

Estabelecer a relação entre integração sensorial e comportamento no autismo;

Conhecer diferentes tipos de padrões na Disfunção de Integração Sensorial e relacioná-los com as características das Perturbações do Espetro do Autismo;

Identificar perfis sensoriais e definir estratégias de acordo com diferentes perfis;

Conteúdos Programáticos

Dia 2 –  Implicações da Disfunção de Integração Sensorial nas Perturbações do Espetro do Autismo

9:00 – Estado da Arte 

      Problemas de Integração Sensorial mais comuns nas PEA 

       Nível de evidência

10:45 Coffee Break

11:00 – É comportamental ou é Sensorial? Ou ambos?

     O significado das alterações de comportamento nas PEA 

12:30 – Almoço

14:00 – Regulação

O estado de calma-alerta

Os 4 As da Regulação Sensorial

15:30 – Coffee Break

15:45 – Bases Sensoriais das Ocupações 

A integração sensorial nas Atividades de Vida Diárias, Alimentação e Relações Interpessoais

17:00 – Estratégias

Estratégias para o dia-a-dia de crianças com PEA

18:00 – Fim do Dia 2

 

Metodologia

  • Abordagem teórico-prática. Método expositivo. Análise e debate crítico de situações. Recurso à dramatização e a trabalhos de grupo para treino de competências e de estratégias.
  • Condições especiais de pagamento: Pagamento faseado em 2 prestações
  • Pré-requisito: Os profissionais interessados em frequentar esta formação terão de ter feito formação generalizada na Integração Sensorial. Caso contrário, devem inscerever-se no curso de dois dias (Integração Sensorial: Do dia-a-dia às Perturbações do Espetro do Autismo)

Horário

9h-13.00h
14h-18.00h

17 de novembro

Formadores

Marco Leão

Terapeuta Ocupacional. Pós-graduado em Integração Sensorial. Director técnico e vice-presidente da 7senses. Coordenador do projecto Play +. Revisor do EASI (Evaluation of Ayres Sensory Integration).