A 1ª EDIÇÃO ESGOTOU NUM INSTANTE! NÃO DEIXE ESCAPAR A 2ª EDIÇÃO! ESTEJA ATENTO OU CONTACTE-NOS! A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracterizada pela presença de um conjunto sintomas que se centram em torno de dificuldades ao nível da regulação e manutenção da atenção (sintomas de desatenção) e/ou das dificuldades ao nível da auto-regulação do próprio comportamento (sintomas de hiperatividade e impulsividade). Na idade adulta estima-se que são 3% os adultos que apresentam um diagnóstico de PHDA. Contudo, sabemos também que a PHDA é com muita frequência subdiagnosticada e, consequentemente, não tratada na idade adulta, o que tem como principais consequências a cronicidade dos sintomas e respetivos impactos negativos na vida destas pessoas.

Nesta faixa etária os sintomas, ainda que possam revelar-se heterogéneos na sua manifestação, comportam um impacto significativo nos diferentes contextos de vida da pessoa, nomeadamente a nível académico e laboral, a nível social e familiar, e no próprio bem-estar do indivíduo. Assim, uma avaliação diagnóstica cuidada que incida numa análise compreensiva da história dos sintomas e respetivos compromissos associados ao longo do tempo, desde a infância à idade adulta, é fundamental. A intervenção farmacológica constitui-se como a primeira linha de intervenção (NICE, 2009), sendo que as recomendações da NICE (2009) e da APA (2006) sugerem as intervenções psicológicas de orientação cognitivo-comportamental como aquelas que têm recebido maior suporte empírico, assumindo um papel complementar na intervenção com estes adultos. Deste modo, uma intervenção combinada e adequada aos sintomas e dificuldades de cada indivíduo permite certamente obter uma melhoria da qualidade de vida do adulto com PHDA.

PRÓXIMA EDIÇÃO

No caso de querer ficar para lista de espera para a próxima edição, por favor, contacte-nos através do email: formacao@psikontacto.com

Objectivos Gerais

– Definir a PHDA e descrever a sua etiologia;

– Identificar os sintomas da PHDA ao longo do desenvolvimento, com particular foco na idade adulta;

– Conhecer o impacto que a PHDA comporta ao longo do desenvolvimento com particular foco nos adultos e nos seus diferentes contextos de vida;

– Compreender a apresentação das diferentes comorbilidades frequentemente associadas à PHDA nos adultos;

– Conhecer estratégias de avaliação psicológica na PHDA do adulto;

– Conhecer os diferentes tipos de intervenção na PHDA do adulto (psicofarmacológica e intervenção cognitivo-comportamental);

– Adquirir competências práticas na avaliação e intervenção com adultos com PHDA;

– Conhecer o que a investigação refere atualmente quanto à abordagem das terapias de terceira geração com os adultos com PHDA.

 

Objetivos Específicos

– Diferenciar os sintomas de uma PHDA ao longo do desenvolvimento;

– Identificar a especificidade dos sintomas da PHDA na idade adulta;

– Reconhecer as áreas de impacto funcional da PHDA na idade adulta;

– Selecionar estratégias de avaliação psicológica adequadas à PHDA nos adultos;

– Caracterizar as linhas de intervenção da PHDA em idade adulta;

– Identificar estratégias de intervenção cognitivo-comportamental adequadas à PHDA na idade adulta;

– Discutir o plano de intervenção terapêutica em casos clínicos.

Contéudos Programáticos

– O que é a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)?

– Manifestação dos sintomas da PHDA ao longo do desenvolvimento.

– Reflexões sobre o impacto funcional da PHDA nos diferentes contextos de vida.

– PHDA no adulto e diagnóstico diferencial.

– Avaliação psicológica da PHDA na idade adulta – entrevistas, questionários e provas de avaliação neuropsicológica.

– Intervenção cognitivo-comportamental na PHDA do adulto.

– Novas abordagens das terapias de terceira geração na PHDA do adulto: o que a investigação mostra.

Metodologia

  • Metodologia teórico-prática, método expositivo, discussão e trabalho em pequenos grupos, exercícios de role-play e discussão de casos clínicos.
  • Para emissão de certificado será necessária a presença em 80% das horas lecionadas.

Condições de Pagamento

A inscrição no site será considerada somente como pré-inscrição. Para ter a certeza que a sua pré-inscrição foi submetida com sucesso deverá verificar no seu email se recebeu um email do formacao@psikontacto.com. No caso de não ter recebido, por favor, contacte-nos através do email: formacao@psikontacto.com

Após a mesma esta só poderá ser validada mediante pagamento.

O pagamento pode ser realizado na sua totalidade ou faseado em 2 prestações.

Em circunstâncias de cancelamento do curso, por responsabilidade do Psikontacto, todo o montante pago pelo formando(a) será devolvido através de transferência bancária.

Cancelamento > 15 dias ao início do curso, por parte do formando:
Se o pagamento tiver sido realizado na totalidade, 50% montante do pago pelo formando(a) será devolvido através de transferência bancária. No caso de pagamentos na modalidade faseada em prestações, deverá ser realizado o pagamento em falta até 50% do valor total do curso.

Cancelamento < 15 dias ao início do curso, por parte do formando: não existe direito a devolução do montante pago e o curso deverá ser pago na sua totalidade.

Horário

Pós-laboral: sábado (9h-18h)

9/11/24
23/11/24

Formadores

Mariana Rigueiro Neves

Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde; Coordena a Consulta de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) no PIN .